Condutos

Contabilizando as curvas verticais dos condutos na lista de materiais

Em instalações elétricas que utilizam condutos rígidos se faz necessário diversos acessórios para interligação dos condutos seja para uma mudança de direção da tubulação ou para instalações aparentes.

Por exemplo, ao lançarmos um conduto, com a posição do trecho horizontal - Teto, ligando uma lâmpada (posição Teto) a um interruptor (posição Média) existirá uma curva vertical no eletroduto, como podemos visualizar na imagem do Detalhe isométrico exibida abaixo.

Para alguns tipos de condutos, como os eletrodutos rígidos, eletrocalhas, etc., pode ser interessante contabilizar estas curvas na lista de materiais, portanto para que elas sejam contabilizadas será necessário cadastrar uma peça que possua estas curvas como Itens associados.

Observação: Estas curvas somente serão contabilizadas na lista de materiais se elas estiverem listadas nos Itens associados da peça utilizada no projeto

Abaixo temos um exemplo de como realizar o cadastro de um eletroduto, que incluirá na lista de materiais uma curva 90º.

Observação: Para mais informações sobre o cadastro de um conduto recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um conduto no AltoQi Builder.

Cadastrando os Itens

Um Item representa exatamente um elemento do mundo real, um componente que pode ser adquirido individualmente para ser utilizado no projeto. Representa, portanto, as caixas, condutos, tomadas, disjuntores, etc.., constantes dos catálogos de diversos fabricantes.

Para que um item possa ser associado a uma peça, é necessário que este esteja cadastrado na tabela de itens, isto permite gerenciar os itens presentes no sistema.

Observação: O cadastro de itens é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Item

Para o exemplo que será mostrado neste artigo, o item que será utilizado já está cadastrado, uma Curva 90º PVC rosca - 3/4".

Caso o item desejado não exista no cadastro será necessário incluí-lo na lista. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

Cadastrando a peça

A Peça é o elemento do sistema que faz a ligação entre os Itens de orçamento, a simbologia de projeto e as Conexões efetivamente lançadas nele.

Observação: O cadastro de peças é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Peça

Para cadastrar o novo conduto:

  • Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
  • No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;
Observação: Para este exemplo iremos copiar um grupo de peças existente e editá-lo. Se desejar é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe de peça e um novo grupo em Adicionar - Novo grupo de peças para condutos.
  • Selecione, neste exemplo, a Classe Eletroduto PVC rosca e o Grupo Eletroduto c/ braçadeira cunha;
  • Clique em Copiar ;

  • Selecione a Classe onde o novo grupo será criado, neste exemplo a Classe Eletroduto PVC rosca, e clique em Colar ;
  • Um novo grupo de peças será criado;
Observação: Sugerimos alterar o nome do grupo para não gerar confusão no momento de seleção da peça a ser utilizada no projeto.

Após realizarmos a cópia podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Expanda o grupo criado e selecione uma peça, por exemplo 3/4”;
Observação: Se o usuário desejar, pode-se alterar os diâmetros, as Indicações, etc
  • Em Itens associados clique em ...;

  • No diálogo Itens associados clique em +;
  • Selecione o Material, Acessórios p/ eletrodutos, o Grupo, Curva 90º PVC rosca, e o Item, 3/4” (ou o item de curva desejada);
  • Selecione a Medição - Derivação;
Observação: Derivação: Um item para cada curva vertical efetuada pelo conduto no projeto. Conta-se uma curva vertical em cada extremidade do conduto cuja posição (Alta, Média, Baixa, Teto ou Piso) seja diferente daquela da caixa ligada.
  • Pressione OK;

 

  • Repita este procedimento para as demais peças desejadas;
  • Clique em  OK para fechar o diálogo.
Observação: Este recurso somente contabilizará curvas geradas pela diferença de posição do conduto e das conexões (quando existe a curva mas o programa não cria uma conexão).

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos. 

Quando os condutos cadastrados forem utilizados no projeto as curvas verticais serão incluídas na lista de materiais.

  • Lista de materiais utilizando o conduto cadastrado com o item associado

  • Lista de materiais utilizando um conduto cadastrado sem o item associado