Pontos em geral

Peça lançada com mais pontos do que o cadastrado na peça

Algumas peças (lâmpadas, tomadas, interruptores, pontos de telecomunicação, pontos de telefone, etc.) possuem a informação de tipos de ponto e a quantidade destes em seu cadastro. 

Nos casos onde a combinação lançada for diferente da cadastrada na peça, o programa emitirá a mensagem Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria no projeto elétrico:


Para exemplificar, tomemos a peça Dispositivo elétrico - embutido - Tomada hexagonal (NBR14136) - 2P+T 10A (3) - média lançada em um projeto.

Ao analisar o cadastro da peça através do menu Arquivo - Cadastro - Peças, verificamos que a peça possui o tipo de ponto Tomada 2P+T e que a quantidade de pontos cadastrada é 3:


Desta forma, para o nosso exemplo, ao ser lançada qualquer combinação de pontos que seja diferente de 3 tomadas 2P+T, a mensagem será emitida.

Para verificar qual combinação/quantidade de pontos foi lançada, proceda da seguinte forma:

  • Selecione a peça lançada no projeto;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades, em Pontos, estarão listados os pontos lançados para esta peça:


Observação: Verifique que a informação da Peça utilizada encontra-se em branco.

Desta forma, para que a mensagem não seja mais exibida será necessário  adequar a peça utilizada a combinação de pontos lançados . Portanto o usuário deverá:
  • Excluir/relançar os pontos de forma que a combinação seja igual a cadastrada na peça utilizada;
  • Alterar a peça utilizada para uma compatível com a combinação de peças lançada.

Excluindo os pontos

Se a combinação de pontos foi lançada equivocadamente pelo usuário será necessário adequar a combinação de pontos usados ao cadastrado na peça que se deseja utilizar.

Para excluir um ponto da peça, proceda da seguinte forma:

  • Na janela Propriedades, clique sobre a linha do ponto que deseja excluir;
  • Será habilitado o ícone  no fim da linha. Clique nele:


  • O ponto será excluído;
Observação Somente será possível excluir um ponto se, para a combinação de pontos que restar, existir uma peça cadastrada. Se não existir será necessário apagar a peça lançada e relançar os pontos desejados.
  • No nosso exemplo, a peça passará a ter apenas 3 pontos e a mensagem não será mais emitida:



Alterando a peça utilizada

Se a combinação de pontos que foi lançada é a desejada pelo usuário será necessário alterar a peça utilizada para uma que possua tal combinação de pontos.

Para alterar a peça utilizada recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?

Para o nosso exemplo não existe uma peça cadastrada que comporte 4 tomadas 2P+T. Neste caso antes de trocar a peça será necessário cadastrar uma nova peça. Para cadastrar uma nova peça, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

Realizando este procedimento a combinação de pontos lançados estará adequada a peça utilizada e a mensagem possível uso de peça inadequada por geometria não será mais exibida.