Pontos em geral

Posição lançada diferente da cadastrada

Uma das informações do cadastro das peças é a posição. Se uma peça for lançada em uma posição diferente da cadastrada a mensagem de Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria no projeto elétrico será exibida:


Para exemplificar, tomemos uma Lâmpada incandescente - Uso geral - sobrepor (parede) - 60 W que foi lançada na posição teto.

Ao analisar o cadastro da peça através do menu Arquivo - Cadastro - Peças, verificamos que sua posição está cadastrada como alta:


Desta forma, para que a mensagem não seja mais exibida será necessário alterar a posição do lançamento da peça para a mesma que ela foi cadastrada, para isso proceda da seguinte forma:

  • Selecione a peça;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades:


  • Na janela Propriedades, em Conexão elétrica - Posição, altere para a posição do cadastro, no nosso exemplo alta:


  • Pressione Esc para finalizar o procedimento.

Realizando este procedimento a posição onde a peça foi lançada será alterada para a mesma recomendada no cadastro e a mensagem possível uso de peça inadequada por geometria não será mais exibida.

ObservaçãoSe o usuário não desejar alterar a posição que a peça foi lançada a indicação deverá ser ignorada. Lembramos que isto não influenciará na passagem da fiação e no dimensionamento do projeto, porém o usuário deverá verificar a legenda de símbolos do projeto para garantir que a execução da obra seja realizada corretamente.