Filosofias de lançamento

Como realizar o lançamento de um projeto de "1 pavimento"?

É comum ser necessário realizar o projeto de SPDA de uma edificação com 1 pavimento, ou seja 2 níveis, onde o 1° nível é o 0 cm e o 2° nível é altura do pavimento.

Para realizar o lançamento de um projeto como este no módulo SPDA, o projetista deve criar uma edificação com 2 pavimentos.

Esse procedimento é necessário pois o programa somente contabiliza como descidas válidas aquelas conexões contendo condutos ligados ao pavimento inferior.

São consideradas descidas válidas em um pavimento, aquelas que atendam as seguintes condições:

  • Afastamento de no máximo 50 centímetros do contorno da área de exposição;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento inferior;
  • Conexões contendo condutos ligados ao pavimento superior, apenas se este for o mais inferior do projeto contendo um elemento área de exposição, sendo considerado o mesmo número de descidas que o pavimento imediatamente acima.

Criando a edificação

Para criar adequadamente uma edificação para realizar este tipo de projeto deve-se:

  • Criar uma nova edificação através do menu Arquivo – Novo – Nova edificação;
  • No Passo 4 de 5 criar dois pavimentos, por exemplo, o inferior com a altura do seu projeto e o segundo com a altura pequena;
  • Finalizar a criação da edificação.


Lançando a área de exposição no segundo pavimento

A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado para determinar valores para o detalhamento do projeto, calcular a área de exposição equivalente, delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e será utilizada como referência para executar o dimensionamento.

Como a altura total do projeto, informada no memorial de cálculo, é obtida pela soma do nível do último pavimento e da altura da área de exposição lançada neste, a área de exposição lançada no pavimento superior deverá possuir a elevação 0 cm.



Observação: Também é necessário lançar uma área de exposição no pavimento inferior com a altura 0 cm.

Lançando os pontos

Para realizar o lançamento deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede, portanto os captores e malha serão lançados na altura 0 cm do pavimento superior (pavimento Laje do exemplo proposto acima), enquanto as hastes de aterramento serão lançadas na altura 0 cm do pavimento inferior (pavimento Galpão do exemplo proposto acima).

Após realizar o lançamento de todas as conexões desejadas (captores, hastes, caixas de inspeção, etc) pode-se realizar o lançamento das descidas, de modo automático ou manual, ligando os pavimentos.

Observação: Para ligar pavimentos de forma manual recomendamos a leitura do artigo Como ligar pavimentos adjacentes? e para realizar o procedimento de forma automática recomendamos a leitura do artigo Como ligar vários pavimentos de uma única vez?



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível realizar o lançamento de um projeto de "1 pavimento" de uma forma que o programa realize a verificação da proteção do sistema de SPDA e verifique/contabilize as descidas lançadas em seu projeto.