Memorial de cálculo

Altura da edificação no memorial de cálculo é diferente da altura total dos pavimentos

Ao gerarmos o memorial de cálculo do projeto SPDA o programa nos informa as dimensões (Altura, Largura e Comprimento) da edificação.

Os valores informados no memorial de cálculo são derivados das áreas de exposições lançadas no projeto, sendo assim, pode ocorrer de a altura informada no memorial ser diferente da altura total informada na criação dos pavimentos.

No exemplo exibido abaixo temos que os pavimentos possuem uma altura total de 10 m mas o memorial de cálculo exibe uma altura de 6 m.





Observação: A altura que o programa irá utilizar é o Nível do pavimento com a última área de exposição lançada + a Altura da área de exposição lançada neste pavimento.

No nosso exemplo a Altura(m) do memorial é 6.00 m pois a área de exposição do pavimento Telhado foi lançada na altura 0 cm.

  • Nível do pavimento Telhado = 600 cm
  • Altura da área de exposição lançada no pavimento Telhado = 0 cm
  • Altura total da edificação = 600 + 0 = 600 cm


Observação: Para que a altura informada no Memorial de cálculo seja a mesma dos pavimentos criados, a área de exposição lançada no último pavimento deverá possuir a altura deste pavimento.

Portanto, para que a Altura(m) informada no memorial seja de 10.00 m, a área de exposição lançada no pavimento Telhado deverá possuir altura 400 cm.

  • Nível do pavimento Telhado = 600 cm
  • Altura da área de exposição lançada no pavimento Telhado = 400 cm
  • Altura total da edificação = 600 + 400 = 1000 cm




Observação: Para alterar a altura que a área de exposição foi lançada recomendamos a leitura do artigo Como alterar a altura de uma área de exposição lançada?


Realizando as verificações descritas neste artigo é possível identificar como é calculada a Altura(m) informada no memorial de cálculo do projeto.