Após criarmos uma edificação, o primeiro passo ao realizar um projeto no QiBuilder é a definição da arquitetura. Embora seja possível desenhar a própria planta arquitetônica no ambiente do programa, muitas vezes utilizamos plantas prontas, em DWG, DXF ou CAD, que precisam ser importadas para o projeto.
Após a importação das arquiteturas é necessário realizar uma preparação destas, convertendo a escala, para garantir que as distâncias reais do projeto sejam utilizadas, e posicionando a origem, para garantir o alinhamento entre os pavimentos.
Caso um destes itens não seja feito adequadamente, é possível que o projeto gere dimensionamentos incorretos ou que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento correto do projeto. Para auxiliá-lo neste processo, montamos esta série de quatro artigos para mostrar como estes procedimentos devem ser realizados no QiBuilder.
- Como importar uma arquitetura no QiBuilder?
- Como converter a escala da arquitetura no QiBuilder?
- Como posicionar a origem da arquitetura no QiBuilder??
- Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no QiBuilder? (este artigo)
Para verificar como substituir uma arquitetura durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo Como substituir a arquitetura após o projeto iniciado? |
O quarto artigo desta série indicará como proceder para verificar se os procedimentos realizados geraram um alinhamento nas arquiteturas dos pavimentos.
Verificando a sobreposição das arquiteturas
Conforme explicado anteriormente, uma arquitetura importada no QiBuilder é tratada como Referência externa. Esta filosofia permite visualizar diversas plantas em um único croqui, facilitando desta forma a verificação de interferência entre pavimentos.
Para exemplificar a operação, em nossa edificação existirão 3 pavimentos (Térreo, Superior e Cobertura).
Após realizar a conversão da escala e o posicionamento da origem em todas as arquiteturas siga o procedimento descrito abaixo:
- Na janela Edificação efetue um duplo clique sobre um projeto específico (hidráulico, sanitário, incêndio, gás, fiação, SPDA ou alvenaria) para abri-lo;
- Será exibida a arquitetura deste pavimento;
- Na janela Edificação clique com o botão direito do mouse sobre o projeto aberto e selecione a opção Referências externas...;
- No diálogo Referências externas habilite todas as arquiteturas;
- Clique em OK;
Outra vantagem de utilizar Referências externas é que ela elimina a necessidade de inserir uma arquitetura por pavimento. Em pavimentos tipo, por exemplo, basta inserir a arquitetura em um pavimento Tipo e habilitar a referência externa para os demais pavimentos. |
O programa apresentará no croqui aberto a arquitetura de todos os pavimentos selecionados, desta forma será possível visualizar se todas estão corretamente alinhadas.
Se as arquiteturas não estiverem sobrepostas será necessário verificar qual procedimento não foi realizado corretamente (conversão de escala e/ou posicionamento da origem), em qual pavimento e refazê-lo. |
Após realizar a verificação, pode-se retirar a referência externa das demais arquiteturas, para isso:
- Retorne a janela Edificação, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto aberto e selecione a opção Referências externas...;
- No diálogo Referências externas desabilite as arquiteturas dos demais pavimentos;
- Clique em OK.
Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível verificar se as arquiteturas importadas estão sobrepostas umas as outras.
Com isso, finalizamos a série de artigos sobre a importação de arquiteturas no programa. Uma vez que todas as arquiteturas foram inseridas e posicionadas, o usuário pode iniciar o lançamento do projeto.
Colaborador: Eng.ª Caroline Corrêa de Souza
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.