Cadastro

Rede simples associada a rede mista: BWC com válvula de descarga para o vaso sanitário

Há situações em que é necessário a utilização de uma rede simples associada a uma rede mista em conjunto com a utilização de um vaso sanitário associada à uma válvula de descarga. A inserção deste no modelo deve ser feita de maneira separada em função da recomendação de que tal ponto deve estar sempre ligado diretamente a uma coluna de distribuição. 

Neste sentido abaixo são apresentados os procedimentos para a criação de dois esquemas de lançamento de rede simples associado a rede mista e vaso sanitário com válvula de descarga. Um para  o chuveiro e lavatório abastecido por um rede mista, rede de água fria e água quente, e ducha abastecido apenas pela rede simples de água fria. E outro para o vaso sanitário associada à uma válvula de descarga.

  • Acesse o menu Arquivo, em seguida Cadastro.
  • Em seguida o diretório Hidráulico > AF + AQ na aba Esquemas de lançamento;
  • Selecione um esquema de lançamento, como por exemplo “LV(60cm) + CH mono(210cm) + VS(15cm) + DH(30cm) + RGC (AF+AQ)” e efetue a cópia como descrito no artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.

  • Como o novo esquema selecionado exclua o componente vaso sanitário com caixa acoplada como descrito no artigo Retirando componentes de um esquema de lançamento e altere o componente Ducha higiênica; 
  • Em seguida renomeie o esquema. 

  • Agora expanda o grupo “AF + VS com válvula” e efetue uma cópia do esquema “LV(60cm) + VS (VD)(33cm) + RGC”, como descrito em nosso artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.

  • No esquema recém copiado remova o componente lavatório, como descrito no artigo Retirando componentes de um esquema de lançamento. Indica-se também alterar o nome do esquema de lançamento. 

  • Clique em “OK” para finalizar o procedimento e atualizar as modificações.

Basta agora voltar à guia Lançamento e, dentro de um detalhe isométrico, acessar o grupo Lançamento hidráulico e efetuar o lançamento dos esquemas recém criados. Além disso, o artigo informado a seguir traz um exemplo utilizando os esquemas de lançamento Exemplo: Lançamento de uma rede simples (AF) associada a uma rede mista (AF+AQ) com vaso sanitário com válvula de descarga.