lançamento de escadas no Eberick é um procedimento relativamente simples, mas que exige alguns cuidados no momento do lançamento, para garantir que o programa reconheça corretamente a elevação e a ligação entre os elementos estruturais lançados. 

Como inserir os lances da escada?

Os lances de escada podem ser inseridos de maneira distintas de modo a se adequar à arquitetura do projeto. Podem, portanto, se apoiar diretamente sobre vigas, ou então sobre patamares. O lançamento de patamares é abordado no artigo anterior desta série.

Os lances de escada podem ser inseridos por meio do comando Lançamento - Escadas - Lance (botão ). É importante destacar que os lances devem ser inseridos sempre do pavimento de topo do lance para o pavimento de base. Com base na figura abaixo, por exemplo, um dos lances será inserido do pavimento Superior para o nível intermediário (em vista), e o outro, do nível intermediário para o pavimento térreo (em corte).


Ao habilitar a ferramenta Adicionar lance de escada, é necessário informar quatro linhas que delimitarão a geometria do lance:

  • Primeira linha: corresponde ao apoio do topo da escada. Normalmente é selecionado o eixo de uma viga de apoio, ou uma barra de patamar
  • Segunda e terceira linhas: são as linhas que determinarão a largura da escada. O Eberick permite que o usuário selecione barras inclinadas, ou as próprias linhas da arquitetura
  • Quarta linha: corresponde ao apoio na base da escada. Normalmente é selecionado o eixo de uma viga de apoio, ou uma barra de patamar.

 

Na imagem acima, a primeira linha selecionada foi a barra do patamar da escada. Já a segunda linha foi a barra lateral do patamar da escada, enquanto que a terceira linha foi a linha lateral do lance, na arquitetura do projeto. Ao selecionar as três linhas, o programa solicitará qual o nível inferior da escada. No caso de estruturas com mais de um nível intermediário, é importante que o nível selecionado nessa janela seja o correto. Aqui, selecionamos Térreo.



Observação: Atualmente o AltoQi Eberick não permite que elementos inclinados sejam lançados atravessando pavimentos principais, apenas atravessando níveis intermediários. Dessa forma, o lançamento deve estar contido entre dois pavimentos principais adjacentes. Para converter um pavimento principal em nível intermediário, recomendamos o procedimento do artigo: Convertendo um pavimento principal para nível intermediário


Ao confirmar a janela Barra, o programa muda o croqui corrente para o croqui do pavimento selecionado. Agora, deve-se selecionar a quarta linha da escada. Neste caso, selecionamos o eixo da viga V6, que servirá de apoio inferior para o lance de escada. É imprescindível que seja selecionado o eixo da viga, e não a sua face. Caso contrário, é possível que o ponto de apoio da escada não seja identificado adequadamente, impedindo o dimensionamento deste elemento.


 

Ao selecionar a viga V6, o programa abrirá a janela de ajustes de degraus. Nesta janela, é possível definir corretamente o posicionamento do lance em relação aos seus elementos de apoio. Neste caso, manteremos os mesmas dimensões.


O programa abrirá novamente o croqui de origem, de modo que o lance estará ali inserido. No caso deste lançamento, perceba que as barras inclinadas foram inseridas automaticamente no projeto. De todo modo, se não houver uma arquitetura de referência para inserir o lance, é possível inserir as barras inclinadas previamente, por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Barra inclinada (botão ).

Perceba ainda que uma das barras ficou interior à parede da escada. Para evitar que a escada seja detalhada até o interior da parede, iremos atribuir uma largura à barra, conforme explicado no artigo Quando devo utilizar barras?.


Fazendo isto, o detalhamento do lance é deslocado, de modo que a região da parede não será considerada no detalhamento. O lance terá então sido inserido.

Conforme destacado no início desta série, os procedimentos aqui apresentados são gerais, de modo que podem ser aplicados para qualquer tipo de escada. De todo modo, a depender da escada lançada, podem ser necessárias medidas especiais. Neste sentido, lembramos que, no primeiro artigo desta série, disponibilizamos artigos exemplo para o lançamento de cada tipo de escada.Voltar ao topo