Escadas

Como criar um patamar?

O lançamento de escadas no Eberick é um procedimento relativamente simples, mas que exige alguns cuidados no momento do lançamento, para garantir que o programa reconheça corretamente a elevação e a ligação entre os elementos estruturais lançados.

Como inserir um patamar?

Os patamares de escadas devem ser inseridos somente se a arquitetura do projeto especificar a sua necessidade. O primeiro passo para a inserção de um patamar de escada é determinar a sua posição em relação aos pavimentos da estrutura. Caso a sua altura coincida com um pavimento já existente da edificação, poderá ser inserido diretamente. Caso contrário, será necessário criar um nível intermediário na estrutura, procedimento explicado pelo artigo Como inserir um nível intermediário.

No caso da figura abaixo, perceba que o patamar se encontra 140cm acima do pavimento Térreo. Assim, será necessário criar um nível intermediário com altura de 140cm no pavimento Superior.


O patamar deverá então ser lançado neste nível intermediário. Para fazer isto, é necessário lançar previamente o contorno do patamar. Este contorno pode ser realizado como elementos estruturais, como vigas, ou então não estruturais, como barras. No caso de escadas autoportantes, por exemplo, não serão lançadas vigas, somente barras.

No caso da escada, em questão, perceba que há paredes apenas em uma das faces do patamar, de modo que as demais devem ficar livres. Assim, pode-se apoiar o patamar em uma viga lançada entre os pilares P19 e P20, mantendo as demais faces livres


Nas demais faces, lançaremos barras. Para compreender o lançamento destes elementos, recomendamos a leitura do artigo Quando devo utilizar barras?. Nas faces laterais, há duas opções: pode-se lançar as barras seguindo a arquitetura, ou então lançá-las alinhadas com o eixo do pilar, atribuindo uma largura correspondente, como mostrado abaixo. De modo geral, a largura da barra deve ser equivalente à dimensão da parede, neste caso, 15cm.


Normalmente, a segunda opção de lançamento é mais interessante, uma vez que evita trechos muito curtos de viga, como ocorreria para a viga V16. Perceba que, ao lançar a barra seguindo a linha da arquitetura, são criados pequenos trechos de viga junto aos pilares P19 e P20, o que pode dificultar a interpretação do projeto.


Havendo definido o contorno do patamar, podemos inseri-lo por meio do menu Lançamento - Escadas - Adicionar patamar de escada botão ). Perceba que o programa solicita a escada à qual pertence o patamar. Caso a escada já tenha sido criada, selecione-a na caixa de seleção. Caso contrário, clique em para adicionar uma nova escada ao projeto.


Também é possível configurar as propriedades do patamar, como carregamento, elevação e espessura. Uma vez definidas as características do elemento, clique em Ok e, no croqui, selecione um ponto interno ao contorno definido. Feito isto, o patamar será lançado corretamente, como mostrado na figura abaixo:


Uma vez feito o lançamento do patamar, é possível partir para a inserção dos lances de escada. Este procedimento será abordado no próximo artigo da série, Como inserir os lances de escada?