Vigas

Quando devo utilizar barras rígidas?

Além de vigas, o AltoQi Eberick também permite o lançamento de outros elementos lineares que possuem propriedades similares a vigas. Todavia, estes elementos são utilizados em momentos diferentes do lançamento, de modo que é importante que sejam utilizados corretamente, de modo a assegurar um modelo estrutural adequado para o seu projeto. 

Barras rígidas

Barras rígidas podem ser inseridas no AltoQi Eberick por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Barra rígida (botão ). Estes elementos são representados no croqui com uma linha dupla, como mostrado na figura abaixo:

Lançamento

Essas barras são utilizadas para modelar ligações rígidas entre elementos. Assim, normalmente são utilizadas em pilares, representando elementos de grande rigidez para simular a seção transversal dos pilares. Isto é especialmente útil para situações nas quais não é possível reproduzir as conectividades necessárias entre o pilar e as vigas adjacentes apenas com o ponto de inserção do pilar. Por exemplo, caso existam vigas apoiando-se em posições muito diferentes no pilar, pode-se colocar Barras Rígidas a partir deste para apoiar as vigas.

Cabe destacar que estes elementos devem ser utilizados com um certo cuidado, uma vez que representam uma ligação que não permite deformações. Barras rígidas nunca deverão ser utilizadas para representar bordos livres de lajes, por exemplo. Como é possível ver na imagem abaixo, ao definir o contorno livre como barras rígidas, é considerada uma rigidez que não existe no projeto, de modo que o modelo torna-se inconsistente com o projeto.

Carregamento sobre barras rígidas

Da mesma maneira que barras, é possível aplicar carregamentos sobre as barras rígidas. Isto pode ser feito com um duplo clique sobre a barra em questão, ou então por meio do menu Modelo - Cargas - Linear. Diferentemente das barras, as barras rígidas são consideradas no modelo estrutural e, portanto, os carregamentos inseridos sobre elas serão repassados à estrutura de acordo com a concepção adotada, sem a necessidade de lajes adjacentes.