Pilares

Como lançar e alinhar um pilar inclinado

Um pilar inclinado é determinado pela variação da posição da seção ao longo dos pavimentos nos quais foi lançado. Caso o pilar passe por vários pavimentos com inclinação constante, é possível alinhar automaticamente a seção dos pilares nos demais pavimentos. Neste artigo é demonstrado como utilizar o alinhamento automático de pilares inclinados. 

Alinhamento dos pilares

 O alinhamento de pilares inclinados é realizado por meio da seleção da seção em um pavimento origem e um pavimento destino, onde as seções que se encontram entre esses pavimentos serão reposicionadas para definir o alinhamento da inclinação. 

No exemplo abaixo, será demonstrado como executar o comando “Alinhar inclinados”, para reposicionar automaticamente a seção dos pilares nos pavimentos intermediários. Na imagem abaixo é possível observar que os pilares PM 1, 2, 3 e 4 foram lançadas verticalmente entre o pavimento “Térreo” e o nível intermediário; e inclinado entre o nível intermediário e o pavimento “Baldrame”.

Na primeira etapa deste tutorial, os pilares serão alinhados entre os pavimentos  Térreo e  Baldrame, mantendo uma inclinação continua entre os dois pavimentos.

Para realizar o alinhamento das seções do pilar inclinado, é necessário que, no croqui do pavimento Térreo, a verticalidade do elemento esteja definida como Inclinado. Para isso:

  • Execute um duplo clique sobre a seção do pilar;
  • No campo “Verticalidade”, selecione a opção “Inclinado” e clique em “Ok”.
  • Execute o comando Lançamento - Pilares - Alinhar pilar inclinado (botão );
  • Selecione o pilar que será alinhado;
  • Na janela Alinhar pilar inclinado, selecione o pavimento de destino.

As seções do pilar nos pavimentos de Origem e Destino mantém-se na posição original, enquanto as seções nos pavimentos intermediários é reposicionada, para manter a inclinação constante do pilar.

 

Na segunda etapa deste tutorial, os pilares serão alinhados entre os pavimentos Cobertura e Baldrame. O procedimento é idêntico ao procedimento acima, com a diferença de que o pavimento origem foi definido como Cobertura e o pavimento de destino foi definido como Baldrame.

Com isso, os pilares seguem a mesma inclinação entre os pavimentos Cobertura e Baldrame, conforme demonstrado na imagem abaixo.