Desenhos e Arquitetura

Como criar um símbolo no AltoQi Eberick

Um símbolo é um desenho armazenado pelo usuário para posterior inserção em outros desenhos. Desta forma, pode-se reutilizar elementos padronizados diversas vezes. Este tipo de elemento é especialmente interessante para detalhamentos padrão, ou mesmo para selos de prancha. Neste artigo mostraremos o passo a passo de como criar um símbolo personalizado no programa.

Criação do símbolo

O primeiro passo para criação de um símbolo é inseri-lo no desenho. Para isto, siga os procedimentos abaixo:

  • Execute o comando Arquivo - Novo - Novo desenho;
  • Na janela de CAD que se abre, é possível desenhar o símbolo desejado, ou então importá-lo por meio do comando Arquivo - Importar - Arquivo DWG/DXF;
  • Uma vez com o símbolo na tela, acesse o comando Elementos - Símbolo - Criar (botão );
  • Selecione o símbolo e tecle Enter
  • Perceba que a linha de comando solicita um Ponto de Referência. Este é o ponto de inserção do símbolo. No caso do símbolo de nível abaixo, foi selecionado o centro do símbolo.

  • Uma janela se abrirá solicitando o nome do símbolo e a pasta onde será inserido. O programa também permite que você defina se deseja que o símbolo escale automaticamente.

  • Confirme em Ok. O símbolo terá sido criado.
  • A janela de desenho pode então ser fechada. Não há necessidade de salvar o arquivo.

Inserção do símbolo

Com o símbolo criado,  ele já pode ser inserido. Para isso, acesse o comando Elementos - Símbolo - Inserir (botão ).


Na janela que se abre, selecione a pasta onde o símbolo foi inserido e o símbolo. Perceba que o programa ainda permite que você insira o símbolo espelhado, ou desagrupado. Além disso, também é possível definir se deseja inserir o ângulo de rotação do símbolo no momento da inserção, ou se ele deve ser inserido com um ângulo pré-definido.

Edição do símbolo

Uma vez que o símbolo foi criado, será tratado como um elemento único, de modo que não será possível realizar alterações na sua geometria. Caso necessário alterar os desenhos que o compõem, utilize a ferramenta Desenho - Manipular - Desagrupar (botão ), realize as alterações e então crie uma versão modificada do símbolo.

No caso de edições nos textos presentes no símbolo, não será necessário desagrupá-los. Para alterá-los, basta executar um clique duplo sobre o símbolo. Uma janela se abrirá contendo todos os textos componentes do símbolo. No caso da referência de nível mostrada acima, perceba que é possível alterar o valor do nível: