Dimensionamento

Dimensionamento do sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário

Como descrito pela NBR 13969/1997, o sumidouro corresponde a uma unidade de depuração e disposição final do efluente de tanque séptico, verticalizado em relação à vala de infiltração, que, devido a esta característica, é oportuno somente em ambientes de aquífero profundo.
Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento e dimensionamento de sumidouros se inicia com a inclusão destes elementos como unidade de tratamento. A figura a seguir ilustra o detalhamento de um sumidouro.

Dimensionamento do sumidouro

A plataforma AltoQi Builder realiza o dimensionamento do sumidouro com o cálculo da área útil de infiltração estimada, que é dependente do volume total diário estimado de esgoto a ser recebido pelo sumidouro, e da capacidade de percolação do solo, já que este será o meio filtrante.
 
Observação: Estes valores constam na janela Propriedades, situada na guia Elementos - grupo Acessar, após selecionar o sumidouro.

Área útil de infiltração estimada

A área útil de infiltração estimada, ou área total necessária ao sumidouro, é calculada a partir da equação abaixo:
Em que,
  1. A: área de infiltração necessária, que considera as superfícies laterais e de fundo situadas no nível inferior ao tubo de distribuição do afluente, em m²;
  2. C: contribuição de esgoto, proveniente do tanque séptico, em Litro/pessoa.dia ou em Litro/unidade.dia;
  3. Tx: taxa máxima de aplicação diária, convertida da taxa de percolação, em m³/m².dia;
  4. 1/1000: conversão de unidade m³ para Litro.
 
Contribuição de esgoto
Para que a vazão do tanque séptico seja admitida no dimensionamento do sumidouro, cabe lançar o tanque séptico ou, caso já lançado, definir as suas propriedades de dimensionamento.
O artigo Como definir a habitação do tanque séptico e a vazão nas demais unidades de tratamento? apresenta o procedimento a ser realizado para que a contribuição de esgoto seja definida junto das unidades de tratamento.
Há casos onde existem sumidouros múltiplos recebendo as contribuições de esgoto e o programa permite dividir a parcela de contribuição em cada um, conforme apresenta o artigo  Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?.
 
Taxa de aplicação diária
Para que a taxa máxima de aplicação diária seja admitida no dimensionamento do sumidouro, de acordo com a NBR 13969/1997, cabe converter a taxa de percolação, que corresponde à capacidade do despejo penetrar no solo ou informar ao programa qual a taxa de aplicação diária você recebeu do laudo de percolação realizado no terreno.
 
Observação: O cálculo da taxa de percolação é obtido do ensaio de infiltração do solo
 
A taxa de aplicação diária é convertida da taxa de percolação a partir de interpolação da Tabela A.1 disponibilizada pela Norma:
Por exemplo, para a taxa de percolação igual a 100 min/m, o programa localiza o intervalo em que este valor está contemplado na tabela acima.
E realiza a interpolação com base nos valores do intervalo, de modo a determinar a taxa de aplicação diária.
O preenchimento destas informações nas propriedades do sumidouro é apresentada no artigo  Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?.
 
Área útil de infiltração
Em seguida, o resultado acima obtido é utilizado pelo programa como referência para designação das dimensões efetivas do sumidouro. Ou seja, a partir da área estimada, calcula-se a área útil de infiltração efetiva com a admissão das dimensões definidas para o sumidouro.
 
Observação: Após qualquer alteração das propriedades, para atualizar as informações de dimensionamento utilize o comando Processar.
 
A área útil de infiltração, ou área total efetiva do sumidouro, é calculada a partir da equação abaixo:
Em que,
  1. A: área útil de infiltração efetiva do sumidouro, em m²;
  2. Al: área da superfície lateral, que considera a área vertical interna, abaixo da geratriz inferior da tubulação de lançamento do afluente, em m²;
  3. Af: área da superfície de fundo, em m².
 
Área lateral
A área lateral do sumidouro circular é calculada a partir da equação abaixo:
Em que,
  1. D: diâmetro definido para o sumidouro;
  2. H: altura definida para o sumidouro.
Observação: A altura mínima admitida para o sumidouro depende da altura da camada de brita estabelecida para o fundo desta unidade de tratamento.
 
Área do fundo
A área do fundo do sumidouro circular é calculada a partir da equação abaixo:
Em que,
  1. D: diâmetro definido para o sumidouro.
Com este material, é possível compreender o dimensionamento do sumidouro para disposição final dos efluentes em seu projeto sanitário. Para gerar o relatório do dimensionamento, recomendamos a leitura do artigo Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.