Pilares

Método do pilar padrão com curvatura aproximada

Ao realizar o dimensionamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são considerados para compensar possíveis imperfeições geométricas, efeitos de segunda ordem e excentricidades devido à fluência do concreto.

Momentos de segunda ordem pelo método da curvatura aproximada

Para determinação dos momentos de segunda ordem locais durante o dimensionamento de pilares no AltoQi Eberick, são utilizados os métodos aproximados prescritos na norma. Um destes é o método do pilar padrão com curvatura aproximada, descrito no item 15.8.3.3.2 da norma NBR 6118:2014. Este método só pode ser aplicado, conforme o item citado da norma, para pilares com esbeltez λ ≤ 90, com seção constante e armadura simétrica e constante ao longo de seu eixo.

Como os outros métodos aproximados para avaliação de esforços de segunda ordem localizados, a não linearidade geométrica é considerada através da aproximação da curvatura do pilar por uma curva senoidal. A não linearidade física, por sua vez, é considerada através de uma expressão aproximada da curvatura do pilar na seção crítica. Esta curvatura aproximada é calculada da seguinte maneira:

onde,

A força normal adimensional, ν, é calculada da seguinte maneira:

onde,
Conhecendo-se a curvatura aproximada 1/r, o momento de segunda ordem pode ser calculado da seguinte maneira:

onde,  

Assim, é calculado o momento adicional para consideração de efeitos de segunda ordem em pilares esbeltos de concreto armado através do método do pilar padrão com curvatura aproximada. Na continuação desta série de artigos, serão detalhados os outros métodos de consideração de efeitos de segunda ordem dos pilares, bem como o procedimento de dimensionamento dos pilares no programa.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.