Vigas

Erro L71 - Viga com apoio inválido

De acordo com o lançamento que se deseja inserir no AltoQi Eberick, é possível que haja seções de pilares sobrepostas no croqui. Situações como o lançamento de vigas de equilíbrio, por exemplo, podem gerar lançamentos onde o pilar de fundação se sobrepõe ao pilar que nasce na divisa.

No caso da figura acima, o pilar P3 nasce na divisa, de modo que a sua seção se sobrepõe à seção do pilar de fundação P2, que morre no mesmo pavimento. Neste caso, perceba que a viga V1 se encontra entre estas duas seção, com sua orientação invertida. Assim, não é possível definir qual o apoio desta viga, além de que seu comprimento não chega a ser bem definido, fazendo com que o programa emita o erro de lançamento:

Para corrigir esta situação, o programa disponibiliza a ferramenta Lançamento - Pilares - Representar como nó (botão ). Esta ferramenta faz com que o programa ignore a seção do pilar para fins de lançamento, de modo que as vigas se apoiarão diretamente sobre o centro de gravidade do pilar. Assim:

  • Acesse a ferramenta Lançamento - Pilares - Representar como nó
  • Selecione o pilar sobreposto que nasce

Perceba que, fazendo isso, o pilar P3 passa a ser representado com um contorno pontilhado, indicando que está representado como nó. Além disso, a orientação e posicionamento da viga foram alterados, ficando em concordância com o projeto.

Ainda em tempo, caso o centro de gravidade do pilar estiver contido na seção do outro pilar, ao representá-lo, como nó, o programa solicita se você deseja utilizar o pilar P2 como pilar de apoio, de modo que uma barra rígida é lançada entre o centro desses dois pilares.

Perceba que neste caso, a viga não se faz necessária, de modo que o lançamento do pilar assume a seguinte representação.

Por fim, destacamos ainda que este tipo de lançamento somente será necessário para quando a sobreposição ocorrer por conta de pilares distintos. Em casos de redução ou alteração da seção de um mesmo pilar, não há necessidade de realizar estas alterações, de modo que o lançamento será feito de acordo com o exposto no artigo Como lançar pilares com mudança de direção?