Fundações

Como lanço vigas de equilíbrio?

Nas versões anteriores ao Eberick 2019, estão disponíveis os pilares de fundação, os quais possuem um trecho de pilar de arranque sobre a fundação, que se conecta às vigas baldrame. 

Lançamento de vigas de equilíbrio

Muitas vezes é conveniente o emprego de vigas de equilíbrio, já que o uso de sapatas de divisa é indicado para cargas de baixo valor. Estes elementos consistem em recuar a fundação em relação à divisa e nascer o pilar da divisa sobre uma viga em balanço. De modo geral, este tipo de lançamento permite uma flexibilização maior da seção dos elementos, uma vez que o elemento mais solicitado será a viga, não os pilares.

Para o lançamento de vigas de equilíbrio, quando os pilares de divisa já estiverem lançados como fundações, procede-se da seguinte maneira:

  • Lance uma viga, por meio do comando Elementos - Viga - Adicionar, que inicia no pilar de divisa e segue até o próximo pilar interno;
  • Converta os pilares da fundação para pilar, através do comando Elementos - Fundação - Converter para pilar. Esses pilares, agora, nascem na extremidade da viga;
  • Lance novas fundações, deslocadas em relação à divisa, para o interior do terreno, através do comando Elementos - Fundação - Adicionar.

Conforme destacado anteriormente, grande parte dos esforços aplicados pelo pilar serão absorvidos pela viga de equilíbrio. Desta maneira, é esperado que esta apresente seções e armaduras robustas. De modo contrário, é possível que a viga não seja dimensionada, ou que a estabilidade da estrutura seja prejudicada.

O lançamento deve ser semelhante ao croqui mostrado abaixo. Mais abaixo, disponibilizamos também um arquivo .prj com um exemplo de lançamento para auxiliá-lo neste procedimento.

​Download:

Viga_de_Equilibrio_2017_06.prj