Detalhamentos

Gerando plantas adicionais de luz e força

Em muitos projetos elétricos, para permitir maior detalhamento e garantir que a execução ocorra da maneira prevista, pode ser útil gerar duas plantas independentes, uma para os pontos de iluminação e outra para os pontos de força.

O AltoQi Builder oferece um recurso que permite gerar plantas adicionais de luz e força de maneira automática. Para isso, deve-se alterar as configurações do projeto da seguinte forma: 

  • Acessar o menu Arquivo – Configurações;
  • No diálogo Configurações, selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Preferências – Exibição;
  • Em Plantas adicionais alterar as opções Pontos elétricos (luz) e Pontos elétricos (força) para Sim;
  • Clicar em OK.

Após esse procedimento, ao expandir o croqui Fiação na janela Edificação, estarão disponíveis as plantas adicionais Pontos elétricos (luz) e Pontos elétricos (força).



Observação: As plantas adicionais somente são preenchidas após a passagem da fiação no projeto.

A seguir será exemplificado os elementos exibidos em cada planta:

Croqui Fiação

No croqui Fiação, são exibidos/realizados todos os lançamentos e detalhamentos do projeto elétrico.


Planta adicional - Pontos elétricos (luz)

Na planta adicional Pontos elétricos (luz), visualiza-se todas as peças que possuem pontos de luz, além dos eletrodutos e fiação dos circuitos e comandos desses pontos.



Planta adicional – Pontos elétricos (força)

Já na planta adicional Pontos elétricos (força), são visualizadas todas as peças que possuem pontos de força, além dos eletrodutos e fiação dos circuitos desses pontos. 



Observação: Para mais informações, seguir as orientações do artigo  Como apresentar apenas uma das redes do projeto através das plantas adicionais?

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível gerar duas plantas independentes, uma com os pontos de luz e outra com os pontos de força de cada pavimento.