Detalhamentos

Adicionando e personalizando o Quadro de cargas

Na etapa de detalhamento de um projeto elétrico, é necessário especificar minuciosamente vários parâmetros construtivos e elétricos da instalação, de modo a tornar clara a compreensão do projeto e facilitar sua execução.

O elemento Quadro de cargas é um elemento gráfico especial, que funciona como uma planilha de dimensionamento dos circuitos na qual são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento efetuado no programa, como: seção, corrente, disjuntor, FCT (Fator de Correção de Temperatura), FCA (Fator de Correção de Agrupamento), dados dos comandos, Status, entre outras.

Adicionando o Quadro de Cargas na planta

Para adicionar um quadro de cargas no projeto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e selecionar Quadro de cargas;

  • Clicar em um ponto no croqui para adicionar o quadro de cargas.


Observação: Um Quadro de cargas, quando inserido no croqui do pavimento, é atualizado automaticamente a cada alteração feita no projeto, não sendo necessário gerá-lo novamente a cada modificação.

Observação: Se as informações do quadro de cargas não forem exibidas recomendamos a leitura do artigo  Quadro de cargas incluído em branco

Gerando o relatório do Quadro de Cargas

Para gerar o relatório do quadro de cargas de um quadro específico deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito do mouse sobre o quadro desejado e selecionar Gerar relatórios - Quadro de cargas:


O programa irá gerar o relatório do quadro de cargas.



Observação: O formato de geração deste relatório (RTF ou HTML) deve ser selecionado como descrito no artigo Como alterar o formato dos relatórios?

Gerando o relatório do Quadro de Cargas Geral

Também é possível gerar um Quadro de cargas geral, que apresentará as principais informações relacionadas ao dimensionamento dos quadros. Para gerá-lo deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar sobre o comando Opções - Gerar relatórios - Quadro de cargas geral:

O programa irá gerar o relatório do quadro de cargas geral.


Personalizando o Quadro de Cargas

Conforme citado anteriormente o quadro de cargas funciona como uma planilha de dimensionamento dos circuitos na qual são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento efetuado no programa, como: seção, corrente, disjuntor, FCT (Fator de Correção de Temperatura), FCA (Fator de Correção de Agrupamento), Status, dados dos comandos, entre outras que, em algumas situações, são desnecessárias na apresentação final do projeto. Para personalizar a geração do quadro de cargas deve-se:

  • Acessar o menu Arquivo – Configurações;
  • No diálogo Configurações, selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Preferências – Diagramas;
  • Em Quadro de cargas selecionar as Colunas e Linhas que deverão ser exibidas;
    • Colunas: permite escolher quais colunas estarão visíveis no desenho dos quadros de cargas.
    • Linhas: permite escolher se as linhas referentes aos comandos (define se serão incluídas, abaixo dos circuitos correspondentes, as linhas referentes aos dados de dimensionamento de cada comando do circuito) e aos totais (define se será incluída uma linha adicional ao final do quadro com os totais para as colunas de potência e corrente, se estiverem visíveis) estarão visíveis no desenho dos quadros de cargas.
  • Clicar em OK.


Observação: Não é possível personalizar o quadro de cargas geral.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível incluir o quadro de cargas como detalhamento do seu projeto e selecionar quais linhas e colunas deverão ser exibidas.