Fiação

Adotar fiação terra independente em todos os circuitos

Ao incluirmos a fiação no projeto, o programa inclui todos os condutores necessários para a alimentação dos circuitos. O item 6.4.3.1.5 da norma NBR5410 permite que um condutor de proteção possa ser comum a dois ou mais circuitos que compartilhem o mesmo conduto. Nesse caso, a seção do condutor será dimensionada de acordo com a situação mais crítica entre os circuitos utilizados.


É usual que as concessionárias de energia recomendem a adoção de um condutor terra independente ao menos nos circuitos de alimentação do projeto elétrico. A fim de oferecer ainda mais segurança para a instalação, o projetista pode ainda optar por adotar a fiação terra independente em todos os circuitos do projeto.

O AltoQi Builder possui uma configuração que permite ao usuário determinar a forma que a fiação Terra será inserida em seu projeto. Para alterar esta configuração deve-se:

  • Acessar o menu Arquivo – Configurações;
  • No diálogo Configurações, selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Preferências – Operações;
  • Em Passagem da fiação – Adotar fiação Terra independente selecionar a opção desejada (a diferença entre elas será exibida nas imagens abaixo);
  • Clicar em OK


Se a fiação já estiver lançada em seu projeto, após mudar a configuração será necessário Processar novamente o projeto, para isso: 

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilite todas as Opções;
  • Clique em OK.


Estas opções permitem que a fiação Terra seja inserida de diversas maneiras, verifique qual se adapta mais a sua necessidade.

Configurações disponí​veis

O programa disponibiliza três configurações diferentes para a escolha do usuário.

1 - Opção “Em todos os circuitos”

O programa passará um condutor de aterramento individual para cada circuito do projeto, seja ele terminal ou de alimentação.


2 - Opção “Apenas nos circuitos alimentadores”

Esta é opção default  e o programa passará um condutor de aterramento independente apenas para os alimentadores dos quadros. A fiação terra dos circuitos terminais que compartilham o mesmo conduto será agrupada.


3 - Opção “Não”

O programa não adotará fiação terra independente em nenhum circuito. O condutor terra dos circuitos que compartilham o mesmo conduto sempre será agrupado, sejam eles terminais ou de alimentação.


Realizando este procedimento é possível configurar a maneira mais adequada de incluir a fiação Terra em cada projeto.