O primeiro passo ao realizar um projeto no Eberick é a importação da arquitetura. Caso não seja feito adequadamente, é possível que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento da estrutura. Para auxiliá-lo neste processo, montamos esta série de quatro artigos para mostrar como o Eberick trata estes arquivos. Destacamos que antes de importar os arquivos no programa, é importante que estes sejam limpos, procedimento explicado no artigo Como evitar mensagens de erro ao tentar importar o desenho da arquitetura?.
- Como importar uma arquitetura?
- Como converter a escala da arquitetura? (este artigo)
- Como posicionar a origem da arquitetura
- Como sobrepor arquiteturas de pavimentos diferentes?
Convertendo a escala
Conforme exposto no artigo anterior da série, há alguns caminhos diferentes para converter a escala da arquitetura. Você poderá optar por algum deles no momento da importação, como exposto no artigo anterior. Caso opte pela opção Converter automaticamente, a conversão será realizada na própria janela de importação, sendo que o usuário deverá informar as propriedades do desenho original. Assim, tendo importado o desenho, basta posicionar a sua origem na janela de CAD.

O comando Converter para escala consiste em dois passos: selecionar dois pontos da arquitetura; e informar a distância entre eles. No caso da arquitetura abaixo, por exemplo, sabemos que a medida de sua fachada equivale a 1367cm
- Uma vez executado o comando, a linha de comando passa a indicar Converter escala - Primeiro ponto;
- Selecione os dois pontos que definem um comprimento conhecido. No caso da arquitetura acima, selecionamos as extremidades da parede, como mostrado abaixo. A linha de comando passa a indicar Converter escala - Distância;
- Digitar a distância desejada (neste caso, 1367cm) entre os dois pontos e confirmar com Enter. Com isto, o programa converterá a escala do desenho de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada.
Convertida a escala, é preciso determinar qual a origem das arquitetura, de modo que estas fiquem alinhadas. Para saber como fazer isto, leia o próximo artigo de nossa série: Como posicionar a origem da arquitetura?
Colaboradores: André Luiz Banki
Marina Martinelli
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.