Vigas

Comprimento da armadura menor do que a soma dos trechos

Na armadura abaixo, a soma dos comprimentos retos é 27+314+27 = 368, porém a indicação 2N1 ø8.0 C=364 mostra uma diferença de 4cm entre a soma dos trechos retos e o comprimento total da armadura.

O comprimento total de uma barra apresentado na sua representação (364cm no exemplo acima) é o comprimento reto da barra a ser cortado pelo armador, ou seja, o comprimento de corte. Já o comprimento dos trechos equivale ao comprimento do trecho reto medido pela parte externa da armadura.

Para melhor compreender esta diferença, é preciso manter em mente que as barras não são dobradas em ângulos retos, mas que há um raio de dobramento que é preconizado pela norma NBR6118:2014. No caso de não se respeitar o diâmetro interno de dobramento, o risco de fendilhamento do concreto na região da dobra é grande e seria necessário dispor uma armadura transversal à armadura longitudinal para absorver os esforços transversais de tração.

A tabela do item 9.4.2.3 - Ganchos e estribos da NBR 6118 mostra os valores de di:

Abaixo, segue o esquema de uma mesa de dobramento, composta pelo pino padrão, que deve ter o diâmetro especificado pela norma, e os pinos auxiliares para o dobramento. O armador ao dobrar o barra, mede a distância correspondente a ponta da dobra até a face interna dos pinos auxiliares, conforme a figura abaixo.

Desta maneira, ao dobrar a barra, o dobrador medirá um comprimento para o trecho que é equivalente a uma dobra reta. Como a barra acompanha a curvatura do pino padrão, o que resulta em um comprimento menor, é preciso descontar alguns centímetros da soma dos trechos para chegar ao comprimento total da barra.

A diferença entre a soma dos trechos retos e o comprimento de corte será igual a diferença para cada uma das dobras multiplicada pelo número de dobras que possui a barra em questão:

N número de dobras na barra

Se tomarmos a barra acima como exemplo, teremos o cálculo para a bitola de 8mm:

Podemos então calcular o comprimento total da armadura, que é igual à soma dos seus trechos menos a diferença de comprimento das dobras. Como valor final, encontramos os 364cm definidos pelo programa:

Referências bibliográficas

Fusco, Péricles B. – Técnica de armar as estruturas de concreto – São Paulo - Editora PINI, 1995.