Cadastro

Exemplo: Cadastro de ralo linear para contribuições de áreas externas


Com vista a empregar ralos que proporcionam praticidade, melhor fixação, maior área de escoamento de águas pluviais ou mesmo por simples questão estética, tem-se tornado frequente a instalação de ralos lineares para recebimento da contribuição de ambientes externos como sacadas, varandas, e áreas de lazer, nos projetos sanitários.

Observação: Para cadastrar um ralo linear que seja responsável por receber apenas contribuições de águas cinzas, como as de um chuveiro, recomendamos o acompanhamento do artigo técnico Exemplo: Cadastro de ralo linear seco para chuveiro.

O presente material ilustra o procedimento para o cadastro de um ralo linear junto à plataforma AltoQi Builder, que é configurado como  coletor pluvial, e segue o mesmo fundamento do atigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder, a ser considerado junto às demais peças no programa.


Cadastro do Item

Para que a peça cadastrada seja observada na lista de materiais, faz-se necessário o cadastro do item para tal elemento, como demonstrado no artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

  • Acesse a guia  Arquivo  - opção  Cadastro  - aba  Itens ;
  • Localize a classe de itens desejada. Os itens relacionados aos ralos secos para chuveiros do cadastro padrão do programa AltoQi Builder estão inclusos na classe  PVC Acessórios , que será utilizada neste exemplo;
  • Junto à classe de itens selecionada, clique sobre o grupo de itens correspondente à peça desejada para criação. Neste caso, o grupo  Ralo linear c/ grelha  já existe e será utilizado como referência neste procedimento;
  • Clique sobre o grupo de itens definido e em seguida, clique no comando  Adicionar  (botão ) para cadastrar um novo item;
  • À direita da janela, inclua junto ao campo  Nome  as informações técnicas do ralo linear seco, como por exemplo, as suas dimensões;

Com este procedimento, será possível associar o item recém criado à peça que será criada na sequência.


Cadastro da Peça

O procedimento para cadastro da peça consta abaixo.

  • Alterne para a aba " Peças " no Cadastro e a cesse a classe de material " PVC Acessórios ";
  • Aperte em adicionar " ++ " e escolha a opção " Novo grupo de peças para conexão ";
  • Após adicionar um novo grupo de peças para conexão altere os campos “ Nome ”( 1 ), “ Tipo ”( 2 ) e o “ Projeto   de aplicação ”( 3 ), como indicado na imagem seguir.
Observação: No campo Tipo é definido o tipo da seção dos condutos que serão conectados à peça.

  • Selecione o grupo criado e clique novamente no comando “ Adicionar  (++)” para inserir novas peças neste grupo. Após inserir novas peças no grupo é necessário inserir informações geométricas e de dimensionamento.
  • Selecione a conexão criada e preencha todos os campos como exemplificado na imagem abaixo:
  • Para editar o campo entradas do ralo linear, conforme artigo Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?, altere as informações de “ Ligação ” para “ Saída ”, as dimensões da peça e o ângulo de saída de fluxo como mostrado na imagem abaixo:
  • Para preencher o campo " Itens associados " é recomendada a leitura do artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?, selecione o material, grupo, item e a quantidade conforme a imagem a seguir. É a partir dos itens associados que a lista de materiais é gerada.

Após criar a nova peça é possível associar uma simbologia para a mesma.

  • Clique no sinal de ( + ), como mostra a imagem abaixo, para adicionar uma nova simbologia;
  • Na janela Simbologia, que será aberta, acesse a classe " PVC Esgoto SN " (indicador 1 na imagem abaixo);
  • Selecione o grupo de símbolos " Ralos " (indicador 2);
  • No lado direito, selecione uma das simbologias de ralo lineares (indicador 3) e verifique se o nome dela está de acordo com o comprimento do ralo linear que está sendo cadastrado (indicador 4);
  • Aperte em " OK " para finalizar a escolha da simbologia (indicador 5);

Na imagem acima, verifica-se que as três simbologias de ralo linear foram cadastradas com o ponto de referência na ponta do ralo. Por este motivo, se desejar cadastrar ralos lineares com saída central, será necessário criar uma nova simbologia e definir o ponto de referência no seu centro.

Para uma melhor compreensão do procedimento de criação e associação de uma simbologia a uma peça cadastrada, sugerimos a leitura dos artigos técnicos indicados abaixo, ou assistindo ao vídeo no topo deste artigo.

  1. Criação de simbologia no AltoQi Builder
  2. Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder
  3. Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada

Com o cadastro do ralo linear finalizado, o seu lançamento poderá ser feito através do comando " Coletor pluvial " e sua área de cobertura deverá ser definida conforme já demonstrado no artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial.

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.