Lajes

Quando posso desconsiderar um cisalhamento excessivo?

A depender da concepção estrutural e do modelo de análise adotados, é possível que o Eberick emita avisos ou erros de dimensionamento relacionados a cisalhamento excessivo nas lajes.

O presente artigo tem como objetivo expor os indicativos de situações onde o cisalhamento em lajes poderá ser desconsiderado pelo usuário.

Solicitações pontuais de cisalhamento

Existem situações específicas onde as solicitações de cisalhamento são pontuais, o que é possível de verificar através da grelha  das lajes. É provável que poucas barras da grelha apresentem valores solicitantes maiores que o resistente. Isso ocorre sobretudo porque o modelo de grelha utilizado na análise dos esforços das lajes é composto por barras discretas que representam um meio contínuo. Neste sentido,  é possível que ocorra uma redistribuição dos esforços para as barras adjacentes. Desta forma, pode-se avaliar a possibilidade de desconsiderar a necessidade pontual de dimensionamento da armadura de cisalhamento.

No caso da grelha abaixo, por exemplo, apenas uma das barras apresenta um cortante mais elevado, sendo que as demais se mantêm em valores mais baixos, o que é um bom indicativo de que esta é apenas uma situação pontual.

 Podemos ainda verificar o relatório de Cálculo da laje de modo a verificar o seu valor do VRd1. Perceba que o relatório toma como referência de dimensionamento o valor de 9.77tf/m de cortante  

Se analisarmos o valor médio do cortante para as quatro barras analisadas, chega-se a um valor solicitante VSd = 3.20 tf/m, que é praticamente a metade do valor resistente para a laje, VRd1 = 8,19 tf/m. Neste caso, o usuário pode avaliar a possibilidade de desconsiderar o aviso, uma vez que pode haver uma redistribuição dos esforços cortantes na região, que tenderá a um valor médio. Isto deve ser feito habilitando a configuração Estrutura - Configurações – Projeto -  Dimensionamento – Lajes – Dispensar verificação ao cisalhamento, dando continuidade ao dimensionamento da laje sem a consideração da armadura de cisalhamento naquela região.