A depender da concepção estrutural e do modelo de análise adotados, é possível que o AltoQi Eberick emita avisos ou erros de dimensionamento relacionados a cisalhamento excessivo nas lajes. Tendo isto em mente, esta série de quatro artigos busca auxiliá-lo a averiguar estes esforços e determinar qual a medida mais adequada a cada situação
- Como avaliar o cisalhamento em lajes? (presente artigo)
- Quando posso desconsiderar um cisalhamento excessivo?
- Quando devo considerar os esforços de cisalhamento?
- Quais as armaduras utilizadas para resistir a esforços de cisalhamento?
O presente artigo tem um caráter introdutório, expondo como o AltoQi Eberick trata os esforços de cisalhamento e quais as ferramentas que disponibiliza para que o usuário os analise.
Como verificar a importância do cisalhamento no dimensionamento das lajes?
Segundo a NBR 6118:2014, lajes maciças ou nervuradas podem dispensar a necessidade de armadura de cisalhamento, para resistir aos esforços de tração provenientes da força cortante, quando o esforço solicitante Vsd for menor que o esforço resistente VRd1.
De modo contrário, deve ser dimensionada uma armadura para resistir a esses esforços. Até o presente momento, o AltoQi Eberick realiza o dimensionamento destas armaduras apenas para as lajes nervuradas, mas verifica a sua necessidade para os demais tipos de laje, apresentando um Aviso ou Erro referente à sua necessidade.
O Aviso 29 - Detectada a necessidade de armadura de cisalhamento é apresentado quando, no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Lajes, está habilitada a configuração Dispensar verificação ao cisalhamento. Neste caso, o programa não impede o dimensionamento das lajes, mas ao solicitar o detalhamento será apresentado aviso com a intenção de alertar o usuário quanto à análise da laje em questão para que seja adicionada a respectiva armadura de cisalhamento. Caso esta configuração esteja desabilitada, será apresentado o Erro D33 - Detectada a necessidade de armadura de cisalhamento.
Para verificar o comportamento do cisalhamento na laje, é possível acessar a sua grelha, alterando a exibição para Modelo Elástico - Cisalhamento. Os esforços serão exibidos para cada uma das barras, sendo que é possível identificar as regiões críticas da laje.
Para fins de dimensionamento, é possível visualizar o valor da resistência do concreto ao cisalhamento (VRd1) na grelha das lajes, alterando sua visualização para Modelo cisalhamento - Cortante resistente (sem armadura).
De maneira análoga, pode-se acessar os valores de VRd1 através da janela de dimensionamento das lajes, salicitando o relatório de Cálculo através do menu Relatórios.
Colaborador: Paulo Ricardo Cassias Pereira
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.