Para utilizar o Módulo Incêndio atendendo a Instrução Técnica número 22/2019 do Estado de São Paulo é necessário efetuar algumas edições nas configurações e no cadastro de peça da plataforma. Inicialmente foi encontrado o valor K para os riscos apresentados na tabela do respectivo decreto.
O fator K é encontrado através da equação do orifício e o mesmo tem correlação com a vazão e a pressão mostrada na tabela acima.
Onde:
- K: fator de vazão do esguicho, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
- Q: Vazão l/min;
- P: pressão (m.c.a);
Calculado o valor K, é necessário calcular o diâmetro para inserção no cadastro do Hidrante em questão no projeto.
Onde:
- D: Diâmetro do esguicho (mm)
- Fator K: fator de vazão do esguicho, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
- Cd: Coeficiente do esguicho;
No Quadro 1 abaixo são apresentados todos os cálculos dos diâmetros de acordo com a norma técnica de São Paulo, segundo os riscos.
Quadro 1
Configurações para adequação à IT 22/2019
- Acesse a aba "Arquivo" - "Configurações" - Projeto de incêndio"
- No campo “Coeficiente de singularidade do esguicho” informe o valor “0”(zero), pois o corpo de bombeiro de São Paulo não considera até o esguicho.
Também é necessário efetuar alterações no cadastro dos hidrantes para que o comprimento da mangueira não seja contabilizado no dimensionamento, uma vez que a vazão no hidrante deve ser considerada até a válvula e a perda de carga na mangueira não deve ser contabilizada. O programa AltoQi Builder já possui o cadastro de hidrantes de jato regulável, em que é somente necessário alterar o comprimento da mangueira. Para isto:
- Acesse a aba "Arquivo" - "Cadastro" - "Peças";
- Localize no grupo "Incêndio", o hidrante que será inserido;
- Utilize o comando "Copiar", em seguida, "Colar";
- Altere o comprimento da mangueira para 0, conforme o exemplo da imagem a seguir.
- Altere o campo "Diâmetro do esguicho" inserindo o valor, em centímetro, de acordo com os valores descritos no Quadro 1.
Após realizar os procedimentos indicados basta efetuar o dimensionamento da bomba e na aba "Operações" selecione a opção "Processar", para que as alterações sejam contabilizadas no dimensionamento do projeto. Lembrando ainda que no AltoQi Builder o valor apresentado é L/s e pelo do corpo de bombeiros o valor deve ser apresentado em L/min.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.