Outros

Como utilizar o módulo Incêndio de acordo com a IT n°22/2019 do Estado de São Paulo

Para utilizar o Módulo Incêndio atendendo a Instrução Técnica número 22/2019 do Estado de São Paulo é necessário efetuar algumas edições nas configurações e no cadastro de peça da plataforma. Inicialmente foi encontrado o valor K para os riscos apresentados na tabela do respectivo decreto.

O fator K é encontrado através da equação do orifício e o mesmo tem correlação com a vazão e a pressão mostrada na tabela acima.

Onde:

  1. K: fator de vazão do esguicho, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
  2. Q: Vazão l/min;
  3. P: pressão (m.c.a);

Calculado o valor K, é necessário calcular o diâmetro para inserção no cadastro do Hidrante em questão no projeto.

Onde:

  1. D: Diâmetro do esguicho (mm)
  2. Fator K: fator de vazão do esguicho, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
  3. Cd: Coeficiente do esguicho;

No Quadro 1 abaixo são apresentados todos os cálculos dos diâmetros de acordo com a norma técnica de São Paulo, segundo os riscos.

Quadro 1

Configurações para adequação à IT 22/2019

  • Acesse a aba "Arquivo" - "Configurações" - Projeto de incêndio"
  • No campo “Coeficiente de singularidade do esguicho” informe o valor “0”(zero), pois o corpo de bombeiro de São Paulo não considera até o esguicho.

Também é necessário efetuar alterações no cadastro dos hidrantes para que o comprimento da mangueira não seja contabilizado no dimensionamento, uma vez que a vazão no hidrante deve ser considerada até a válvula e a perda de carga na mangueira não deve ser contabilizada. O programa AltoQi Builder já possui o cadastro de hidrantes de jato regulável, em que é somente necessário alterar o comprimento da mangueira. Para isto:

  • Acesse a aba "Arquivo" - "Cadastro" - "Peças";
  • Localize no grupo "Incêndio", o hidrante que será inserido;
  • Utilize o comando "Copiar", em seguida, "Colar"; 

  • Altere o comprimento da mangueira para 0, conforme o exemplo da imagem a seguir.

  • Altere o campo "Diâmetro do esguicho" inserindo o valor, em centímetro, de acordo com os valores descritos no Quadro 1.

Após realizar os procedimentos indicados basta efetuar o dimensionamento da bomba e na aba "Operações" selecione a opção "Processar", para que as alterações sejam contabilizadas no dimensionamento do projeto. Lembrando ainda que no AltoQi Builder o valor apresentado é L/s e pelo do corpo de bombeiros o valor deve ser apresentado em L/min.