Status - Pontos de iluminação e força no mesmo circuito
Este código de erro indica que foram colocados, no mesmo circuito, pontos de iluminação (tipo Lâmpada) e de força (tipo Tomada, Campainha), situação não permitida pela norma NBR 5410/2004.
A norma NBR 5410/2004 prevê, na Divisão da instalação (item 4.2.5.5), que os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
Se ao dimensionarmos o projeto, o programa apresentar essa mensagem no Status do circuito o usuário deve analisar a situação. No caso desses pontos terem sido inseridos no mesmo circuito despropositadamente, pode-se realizar a separação dos mesmos. Caso o usuário deseje manter esses pontos no mesmo circuito, existe uma configuração do programa que permite esse tipo de lançamento.
Separando os pontos
Caso o usuário tenha inserido pontos de luz e força no mesmo circuito despropositadamente, o primeiro passo para separar os pontos, é localizá-los. Para localizar um ponto de um circuito, pode-se localizar o circuito, ou verificar pelos triângulos amarelos que apresentam a mensagem de Pontos de iluminação e força no mesmo circuito, ou ainda, utilizar o comando verificar traçado que analisa o lançamento dos pontos elétricos, dos quadros e dos condutos no pavimento, verificando se o lançamento está completo.
Para localizá-los com o comando verificar traçado proceda da seguinte forma:
- Acesse a guia Operações, grupo Fiação, comando Verificar traçado:
Na janela à direita da tela serão exibidas as situações encontradas pelo comando:
Basta então, clicar sobre o botão Localizar e os pontos serão exibidos no croqui do projeto:
Com os pontos localizados, pode-se separá-los, cada um para seu circuito correto. Este procedimento pode ser realizado através das propriedades do ponto ou pelo comando definir circuito.
A seguir apresentaremos dois exemplos específicos: um com uma tomada no circuito de iluminação e um com uma lâmpada+interruptor no circuito de força.
Exemplo 1:
Nosso primeiro exemplo será uma tomada que se encontra em um circuito de iluminação. Neste caso, a forma mais prática de alterar o circuito em que a tomada se encontra é através das suas propriedades.
Para realizar esta mudança, proceda da seguinte forma:
- Selecione a simbologia da tomada;
Observação: Deve-se selecionar, no croqui do projeto, o ponto que está inserido no circuito errado
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades:
- Na janela Propriedades, em Pontos - Ponto 1, existem as informações da tomada:
- Em Circuito, pode-se selecionar o circuito correto para a tomada, como exemplo da imagem abaixo:
- Pressione Esc para encerrar a alteração.
Exemplo 2:
Nosso segundo exemplo será uma lâmpada+interruptor que se encontram em um circuito de força. Neste caso, a forma mais prática de alterar o circuito em que esses pontos se encontram é através do comando Definir circuito.
Observação: Nesse caso é importante que as tomadas estejam sem
nenhum comando associado a elas. Para verificar se existe comando associado, deve-se selecionar a tomada e acessar as Propriedades, como no exemplo 1
Para realizar esta mudança, proceda da seguinte forma:
- Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
- Na janela do Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o circuito de iluminação e selecione Definir circuito:
- Selecione a lâmpada e pressione Enter;
- O programa emitirá a mensagem Existem pontos não selecionados no comando 'x'. Para aplicar o circuito nesses pontos, esse comando e seus pontos precisam ser movidos para o circuito 'n'. Deseja fazer isso?. Para que o comando seja inserido no circuito, deve-se responder sim ao questionamento.
Desta forma, os pontos de iluminação e os de tomada estarão em seu circuito correto. Basta agora, processar o projeto para que o mesmo seja atualizado. Para isso:
- Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
- Habilite as opções conforme imagem abaixo:
Com isso, a fiação será passada para cada circuito independente, bem como, o erro não será mais exibido no status.
Permitindo pontos de iluminação e força no mesmo circuito
Caso o usuário deseje manter pontos de iluminação e força no mesmo circuito, será necessário habilitar a configuração que permite em um mesmo circuito a utilização de pontos de luz e força, portanto proceda da seguinte forma:
- Acesse o menu Arquivo - Configurações;
- No diálogo Configurações selecionar a aba Fiação;
- Selecione Dimensionamento - Condutores;
- No lado direito da janela, em Projeto elétrico, altere para Sim a opção Permitir pontos de luz e força no mesmo circuito:
Após realizar essa alteração, deve-se processar o projeto para que o mesmo seja atualizado. Habilitando essa configuração, a alteração passa a valer para todos os circuitos do projeto. Uma vez ativado, o programa não indicará mais a mensagem de erro referente aos pontos de iluminação e força no mesmo circuito.
Observação: Se a corrente do circuito misto for superior a 16A será apresentado o Status
Corrente total excessiva para circuito de uso geral
Com os procedimentos descritos nesse artigo verificamos quais são os procedimentos que solucionam o erro Pontos de iluminação e força no mesmo circuito. Cabe ao usuário decidir se irá separar os pontos ou irá permitir os dois no mesmo circuito.