Pressão

Como acessar o simulador de pressões?

O simulador de pressões apresenta a planilha de pressões de forma editável, possibilitando ao projetista verificar as interferências geradas no dimensionamento do projeto devido a alterações de peças e diâmetros de tubos. Os valores da tabela são recalculados assim que são feitas alterações, apresentando o novo valor de pressão disponível no ponto analisado.
Para acessar o simulador de pressão abre o croqui de lançamento hidráulico e siga os passos descritos abaixo:
  1. Acesse a aba "Operações" - "Gerenciador";
  1. No gerenciador selecione o comando "Opções" - "Adicionar pontos críticos", conforme mostrado na imagem a seguir.
 
Após adicionar os pontos críticos, perceba que serão adicionados ao gerenciador os detalhes que apresentam as peças de utilização em situação mais desfavorável no que se refere à pressão disponível.
  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do detalhe;
  2. Selecione a opção "Simulador de pressão", conforme apresentado na imagem a seguir;
 
Para adicionar outros pontos ao simulador, clique no comando " Adiciona" - " Conexão", destacado na imagem a seguir.
 
 
  1. Selecione o ponto desejado;
  2. Na barra de comandos apresenta na região inferior da tela do programa, defina o nome para a conexão selecionada e tecle "Enter".
Desta forma, a conexão desejada é adicionada ao gerenciador e é permitida a abertura do simulador de pressões da mesma forma que os pontos críticos.
Conceitos e configurações complementares a respeito do simulador de pressões podem ser consultados no artigo Simulador de pressões que apresenta a função das colunas e opções disponíveis no simulador.