Condutos

Por que a seção do conduto 3/4" não é exibida no projeto?



Ao realizarmos o lançamento dos eletrodutos é apresentado, junto ao eletroduto, a seção da peça utilizada. Por padrão, a seção 3/4" não é exibida


Uma indicação não é incluída na planta quando o valor está configurado como padrão. O intuito de omitir a indicação é o de não tornar demasiadamente repetitiva a indicação em planta de certos valores.

ObservaçãoNo programa, existem itens de configuração nos quais são inseridos os valores mais comumente usados em algumas peças. Para verificar outros valores padrões existentes recomendamos a leitura dos artigos Por que a potência de 100 W dos pontos não é exibida no projeto? e Por que a seção de fiação 1,5 mm² não é exibida no projeto?

Para o caso dos condutos é possível configurar um valor padrão referente à  seção circular  e um valor padrão referente à  seção retangular , incluída na representação do conduto. Se a seção for igual ao valor padrão, ela não será exibida.

Configurando o valor padrão

Se desejar que a seção 3/4" seja exibida deve-se:

  • Acessar o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecionar a aba Fiação;
  • Selecionar Padrões de desenho - Condutos;
  • Em Indicações (planta) - Seção - Valor padrão - Circular digitar uma seção que deseja que não seja exibida na planta baixa;
ObservaçãoSe desejar que alguma seção de conduto retangular não seja exibida deve-se digitar a seção desejada em Seção - Valor padrão - Retangular.
  • Em Indicações (detalhe) - Seção - Valor padrão - Circular digitar uma seção que deseja que não seja exibida nos detalhes e detalhes isométricos;
Observação: Se desejar que todas as seções sejam exibidas, recomendamos deixar os campo em branco.

  • Clicar em OK.


As configurações serão atualizadas e a seção de 3/4" exibida.


Portanto, realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível selecionar uma seção de conduto circular e uma seção de conduto retangular padrões para serem ocultadas automaticamente no projeto.