Erros de dimensionamento

Status - Fiação insuficiente para a corrente de projeto

Este erro ocorre quando nenhuma das seções disponíveis na Família de condutores possui capacidade de corrente suficiente para conduzir a corrente corrigida calculada para o circuito.


A corrente corrigida é o valor efetivamente utilizado para o dimensionamento dos condutores, é obtida pela situação mais crítica nos condutores deste circuito, visto que tanto a corrente de projeto como o fator de agrupamento variam trecho a trecho. No caso de circuitos com duas ou três fases, a corrente corrigida refere-se à maior corrente corrigida nas três fases.

Para exemplificar essa situação, tomemos como exemplo, o relatório do dimensionamento de um quadro de distribuição, mostrado abaixo:


Neste caso temos que a corrente corrigida é de 226,67 A, para suportar esta corrente seria necessário um cabo de 95 mm², que tem capacidade de condução de 232 A, porém na família Isol. PVC – 450/750V (ref. Pirelli Pirastic Ecoplus BWF Flexível) a maior seção disponível é de 70 mm².

Com isso o programa não consegue selecionar a seção de fiação necessária e nos retorna no status o erro Fiação insuficiente para a corrente de projeto.

ObservaçãoO dimensionamento automático do programa altera apenas a Seção (mm²) e não o Grupo ou Família da fiação

Para corrigir esta situação temos as seguintes opções:

  1. Alterar a Família da fiação utilizada no circuito para outra que possua seções maiores;
  2. Diminuir a corrente corrigida.

1 - Alterando a família da fiação

Neste exemplo, o cabo dimensionado é de 95 mm², porém na família selecionada (Isol. PVC – 450/750V (ref. Pirelli Pirastic Ecoplus BWF Flexível) a maior seção é de 70 mm². Por isso, é necessário selecionar uma família que contenha essa seção.

Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;


  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento que se encontra o quadro ou circuito que apresenta a mensagem Fiação insuficiente para a corrente de projeto;
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro ou circuito em questão e selecione Propriedades;


  1. No diálogo de propriedades do quadro ou circuito, em Fiação, altere a Família utilizada para uma que possua uma seção cadastrada suficiente para suportar sua corrente corrigida, como por exemplo, Isol.PVC - 0,6/1kV (ref. Inbrac Polivinil Antichama):


  • Após a modificação, clique em OK;

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar:


  1. No diálogo Processar, habilite a opção Dimensionar circuitos, para verificar se a família escolhida para a fiação atende o dimensionamento realizado pelo programa:


Após essa alteração a fiação é dimensionada corretamente.


2 - Diminuindo a corrente corrigida 

Como este erro ocorre devido a nenhuma das seções disponíveis, na Família da fiação definida para o circuito, possuir capacidade de condução suficiente para suportar a corrente corrigida calculada para o mesmo, uma opção é diminuir a corrente corrigida para que exista uma seção disponível na família selecionada.

A corrente corrigida é calculada aplicando a corrente de projeto os fatores de correção de agrupamento e de temperatura:


Desta forma, para tornar o valor da corrente corrigida menor, existem algumas alternativas:

  • Diminuir a corrente de projeto (Ip);
  • Aumentar os fatores de correção FCT e FCA

Diminuindo a corrente de projeto 

Os procedimentos para diminuir a corrente de projeto, são descritos no artigo Como diminuir a corrente de projeto?

Aumentado o fator de correção por agrupamento (FCA)

O fator de correção por agrupamento (FCA) é definido pela NBR 5410/2004 para ser utilizado no dimensionamento da fiação, nos casos onde em um mesmo conduto, passem condutores pertencentes a circuitos diferentes. Para verificar como o FCA que será aplicado no dimensionamento do circuito é determinado, recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?. 

Desta forma, quanto mais circuitos passarem por um mesmo conduto, menor será o FCA e mais influência este terá sobre o aumento da corrente corrigida.

ObservaçãoO artigo Como verificar o FCA dos condutos? explica como verificar o FCA dos condutos no projeto

Com verificação do FCA dos condutos realizada, pode-se executar algumas medidas para aumentar o FCA. Essas medidas são descritas no artigo Como melhorar o FCA dos condutos?. 

Neste artigo, apresentamos um dos possíveis erros que podem ocorrer no dimensionamento do projeto. Apresentamos também possibilidades para solucionar essa situação. Cabe agora ao usuário decidir qual medida aplicará ao seu projeto.