Simbologias

Como salvar simbologias 3D a partir de um modelo IFC e aproveitá-la no cadastro de peças do AltoQi Builder?

Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Por padrão, algumas peças já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de inserir novas simbologias ao cadastro.

Muitas vezes, quando um modelo IFC é vinculado à edificação, é possível se deparar com alguma simbologia 3D utilizada no modelo que o usuário tenha interesse em utilizar nas peças do seu cadastro do AltoQi Builder. 

Visando agilizar o processo de salvamento desta simbologia 3D, é possível selecionar esta simbologia na Visão 3D e adicioná-la rapidamente a biblioteca, sem a necessidade de recorrer a outros softwares de modelagem. 

ObservaçãoEstes recursos estão disponíveis a partir da versão 2023 do AltoQi Builder. Para saber o resumo completo de atualizações do programa acesse o botão  Ajuda  , na barra de acesso rápido do Builder, opção Conteúdo e selecione o tópico de atualizações na página aberta no seu navegador. Para atualizar o programa, realize o download em  www.altoqi.com.br/downloads .
 

Criando uma simbologia 3D a partir do modelo IFC

Para realizar o salvamento de uma simbologia 3D de um modelo externo, é necessário primeiro que o modelo externo esteja vinculado à edificação. É possível realizar o vínculo de modelos 3D a edificação acompanhando os procedimentos indicados no artigo Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente.

  • Com o vínculo do modelo efetuado, acesse a Visão 3D geral , pela barra de acesso rápido na parte superior da janela;
  • Busque pela simbologia 3D desejada do modelo externo que deseja e clique sobre ela;
  • Acesse a aba Colaboração, grupo Simbologia e acesse o comando Criar simbologia 3D . Este comando ficará habilitado apenas se uma simbologia for selecionada.

  • A janela Criar simbologia 3D será exibida. 
  • Em Nome, insira o nome desejado para a simbologia. 
  • Em Criar em, selecione a Classe e o Grupo da biblioteca que deseja salvar a simbologia. 
Observação: Se desejado, é possível criar uma nova Classe e/ou novo Grupo de simbologias nesta janela, clicando no botão   ;

  • Clique em OK para salvar a simbologia na biblioteca. 

Após realizar estes procedimentos, a simbologia 3D ficará disponível para utilização no Cadastro de peças a partir da janela Simbologias 3D.


ObservaçãoPara saber como utilizar a simbologia 3D em uma peça, acompanhe os procedimentos do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.

Com os procedimentos descritos neste artigo, é possível salvar uma simbologia 3D presente em um modelo externo vinculado à edificação.